Quem Somos

O LabFaber

Desde 2002 a Fundação CERTI opera em Florianópolis o “LABelectron”, um laboratório-fábrica de apoio à manufatura de placas eletrônicas em pequenas séries com alta confiabilidade, fortalecendo setores produtivos no país cuja eletrônica exige grande domínio tecnológico, infraestrutura avançada em setores críticos, a exemplo de saúde, aeronáutico, aeroespacial e defesa. Por meio de recursos da Lei de Informática, em especial do Programa Prioritário HardwareBR, da FINEP e do Governo do Estado de Santa Catarina, com investimentos de ~42 MR$ nos últimos 10 anos, o LABelectron se consolidou em um relevante mecanismo de apoio às empresas, em especial para médias e pequenas empresas e startups gerando

O LABelectron tornou-se pela sua exitosa atuação, uma relevante plataforma para apoiar o setor produtivo em seus novos desafios associados à Industria 4.0. Assim, submeteu-se proposição ao MCTIC/SEMPI em 2018, em convergência com as prioridades e políticas do MCTIC ao país associados à Transformação Digital, (I)IoT e Industria 4.0, um projeto de ampliação do LABelectron para viabilizar o apoio ao setor produtivo nestas novas tecnologias.

 

O LABfaber ora inaugurado em seu start, configura-se como um Laboratório-Fábrica de referência no desenvolvimento, domínio, prática e difusão de tecnologias digitais na manufatura competitiva de produtos tecnologicamente avançados, e à capacitação e disseminação de soluções em Indústria 4.0. Ele sucede o exitoso LABelectron, ampliando agora seu escopo de “Placas Eletrônicas” para “Produtos Mecatrônicos” com elevada densidade tecnológica, por meio de um projeto mobilizador apoiado com recursos da Lei de Informática no contexto do Programa Prioritário HardwareBR. Os investimentos previstos à consolidação do LABfaber no período 2019-2022 são da ordem de 56 MR$, a serem captados junto as empresas via PPI.

 

Integrando esforços e otimizando recursos, a Fundação CERTI e FIESC, por meio do SENAI-SC estabeleceram uma cooperação que viabiliza a integração do LABfaber ao Instituto da Industria no Sapiens Parque em Florianópolis, constituindo um ecossistema de apoio ao desenvolvimento e manufatura discreta de produtos na era da transformação digital, promovendo:

O LABfaber passa assim a ser mais um relevante ativo do ecossistema de inovação de Florianópolis, integrando competências tecnológicas e a capacidade de inovação da Fundação CERTI, do SENAI e de outras instituições de referência mundial na temática, somadas às infraestruturas avançadas para manufatura, automação, inteligência fabril, testes e confiabilidade de produtos.


Integra-se também ao LABfaber no Instituto da Indústria, a aceleradora de empresas de hardware da Fundação CERTI, a “HARDS”. A HARDS, mais que uma aceleradora com Micro Venture Capital é uma comunidade de empreendedores, mentores e corporações que visa trazer inovação para o mercado por meio de capacitação, infraestrutura de prototipagem, investimento financeiro e acesso privilegiado ao mercado e canais de distribuição logísticos, num ambiente que permite startups early stage crescerem para uma penetração rápida e mais sustentável no mercado.