Nossa História

2002
Inauguração do LABelectron (Recursos LI)
2005
Inauguração da Engenharia de Desenvolvimento de Produto – EDP (Recurso FINEP)
2006/2007
Proposição e aprovação pelo CATI do Programa Prioritário HardwareBR (ABINEE, CERTI, SBMicro)
2007
Assinatura do Projeto Mobilizador LABelectron Nucleador – Fase 1 (Recurso LI/PPI HardwareBR)
2007
Assinatura do Projeto Mobilizador LABelectron Nucleador – Fase 1 (Recurso LI/PPI HardwareBR)
2008
Estruturação da Engenharia Industrial – EI. Fundação CERTI constitui a PRODUZA AS, operadora industrial do LABelectron
2010
Upgrade de maquinário e sistemas (FINEP/CT-Info)
2012
Coordenação da Rede SIBRATEC de Centros de Inovação em Eletrônica para Produtos (FINEP)
2014
Credenciamento da CERTI como Unidade EMBRAPII para atuar na área de Sistemas Inteligentes para Produtos Eletrônicos de Consumo e Produtos Eletromédicos
2014
Credenciamento da CERTI como Unidade EMBRAPII para atuar na área de Sistemas Inteligentes para Produtos Eletrônicos de Consumo e Produtos Eletromédicos
2016
Retomada do Projeto LABelectron Nucleador – Fase II (Recurso LI/PPI)
2018
Estabelecimento da Cooperação CERTI/FIESC-SENAI
2019
Conclusão do Projeto LABelectron Nucleador e Aprovação/Start do Projeto LABfaber 4.0. Instalação no Instituto da Indústria.
20/11/2019
Inauguração do LABfaber no Instituto da Indústria no Sapiens Parque.

Objetivo Central do Empreendimento

Criar a condição para consolidação de um ambiente físico de referência na temática Manufatura Avançada, inédito no País, operando com foco no desenvolvimento, experimentação, difusão e capacitação nas tecnologias típicas da Indústria 4.0, denominado LABFABER. O empreendimento nasce ancorado no ecossistema de inovação de Florianópolis, no Instituto da Indústria, através das competências tecnológicas dos pesquisadores da CERTI, do SENAI, e de outras instituições de referência mundial na temática, somadas às infraestruturas para manufatura, automação, inteligência fabril, testes e confiabilidade de produtos.

Visão de Futuro

Ser reconhecido como laboratório-fábrica de excelência digitalização da informação do chão de fábrica, diferenciando-se pelo domínio tecnológico de processos e pelo desenvolvimento de soluções inovadoras em planejamento virtual da produção e custos em tempo real, sensoriamento da produção e digitalização da informação, automação inteligente de processos fabris e gestão integrada da cadeia produtiva.

Aceleradora de Hardware – HARDS

O HARDS é uma aceleradora de Software/Hardware resultado da spin-off da Fundação CERTI, da CVentures e principalmente da aceleradora Darwin Startups criada em 2015. Atualmente se posiciona como um ecossistema de evolução para startups no segmento da Indústria 4.0.


A HARDS é mais que uma Aceleradora/ Micro VC é uma comunidade de empreendedores, mentores e corporações que visa trazer inovação para o mercado. Por meio de capacitação, infraestrutura de prototipagem, investimento financeiro e acesso privilegiado ao mercado e canais de distribuição logísticos, foi criado um ambiente que permite startups early stage crescerem para uma penetração rápida e mais sustentável no mercado.


O programa de aceleração HARDS surgiu para complementar o ecossistema de empreendedorismo em Santa Catarina. O Estado já contava com incubadoras e parques tecnológicos com foco em startups do mercado de software, assim como programas de incentivo ao empreendedorismo, que buscam atender aos projetos mais iniciantes. Faltava, portanto, um programa que atendesse as empresas que possuem produtos e serviços voltados para o mundo físico prontas para acelerar, mas que ainda não estavam preparadas para receber investidores. www.hards.com.br

Crenças e Valores